Dia 19
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
DIA 20
.
.
.
.
.
E continuando o dia 20:
Apresentação livre: alunos das escolas fizeram várias apresentações por livre e espontânea vontade como: trava língua, poesia, canto, dança. Muita alegria, risos, descontração. Parabéns prezados alunos!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
DIA 21
Escola Estadual Odilon Behrens – Barão de Cocais. Segundo grau.
.
.
.
.
.
DIA 23
Escola Estadual José Álvares Duarte – Barra Feliz
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Cora Coralina, peseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, nasceu em Goiás em 20/8/1889 e faleceu em 10/4/1985 aos 95 anos.
Cora tornou-se doceira para sustentar os 4 filhos depois que o marido, o advogado Cantídio Brêtas, morreu em 1934. Exerceu esta atividade até os últimos dias de sua vida. Seus doces de abóbora e figo eram famosos. Cursou apenas até a terceira série do primário.
Escrevia poemas desde os 14 anos e chegou a publicá-los no jornal de poemas femininos “A Rosa” em 1908. Em 1910 publicou seu conto “Tragédia na Roça” no Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás, usando o pseudônimo de Cora Coralina. Foi convidada a participar da Semana de Arte Moderna em 1922, mas foi impedida pelo marido. Publicou seu primeiro livro em 1965, quando tinha 76 anos, “O poema dos Becos de Goiás e estórias mais”, pela editora josé Olympio.
Em 1976 foi lançado o livro “Meu Livro de Cordel” pela editora Goiana. Cora ficou nacionalmente conhecida quando foi elogiada por Carlos Drumond de Andrade em 1980.
Recebeu o título de “Doutor Honoris Causa” da UFG e foi eleita com o “Prêmio Juca Pato” da União Brasileira dos Escritores, como intelectual do ano de 1983.
Poesias de Carlos Drumond de Andrade:
No meio do Carminho.
Poema de sete faces.
E agora José?
Cidadezinha qualquer.
Amar.
O amor bate na aorta.
.
.
.
.
.
A Escola Estadual José Álvares Duarte de Barra Feliz, fechou a “XIV Semana do Livro, da Biblioteca e da Criança no Caraça” com “chave de ouro”. Agradecemos as professoras e professores que acompanharam e prepararam os alunos para a bela apresentação que aqui realizaram. Parabéns!
ATÉ 2016!
FIM DA “SEMANA DO LIVRO DA BIBLIOTECA E DA CRIANÇA NO CARAÇA, 19 a 23 de outubro de 2015”.
Primeiro vamos agradecer a Nossa Senhora Mãe dos Homens padroeira do Santuário do Caraça pela interseção junto a Nosso Senhor Jesus Cristo, para que este evento fosse realizado com sucesso.
O Santuário do Caraça através de sua Biblioteca faz os seguintes agradecimentos:
Aos padres, irmãos e colaboradores do Santuário do Caraça.
Órgãos Públicos:
- Prefeitura Municipal de Santa Bárbara (MG)
- Prefeitura Municipal de Barão de Cocais (MG)
- Secretarias de Educação dos Municípios citados acima
- Câmara Municipal de Santa Bárbara (MG)
- Aos poetas aldravistas de Mariana:
- Professor José Benedito Donadon-Leal
- Andréia Donadon-Leal
- Gabriel Bicalho
Aos guias pedagógicos do Caraça:
- Tião Crispim
- Toninho Moraes
- João Júlio
Agradecemos também as diretoras, professores (as) e alunos das escolas que participaram desta edição do evento.