Passados 36 dias no Centro Veterinário São Francisco (especializado em animais silvestres), em Conselheiro Lafaiete/MG, o cachorro-do-mato, Bello, voltou para o seu lar “Santuário do Caraça”, no dia 14 de maio (sábado).
Àquele cachorro dócil, já não permitia colocá-lo no colo. Rosnou e tentou morder (comportamento de defesa) nas duas vezes que foi transferido do recinto da Clínica para a caixa própria para transportar PET e, no momento da soltura no Santuário.
Quando chegou ao Santuário, por volta das 17h, ele foi solto, no primeiro momento, na sala de recepção do Centro de Visitantes com o objetivo de esperar o término da missa para Pe. Lauro Palú (Diretor) registrar o momento. Para soltá-lo para a área externa do prédio, pensamos, no primeiro momento, abrir as portar do Centro para ele sair com tranqüilidade, mas, foi necessário Ormerindo (Monitor Noturno) carregá-lo. Foi necessário carregá-lo, possivelmente, por causa do piso liso, que “dificultava” sua locomoção. Quando solto em terra firme, às 21h, aí sim, foi o momento que todos esperavam… vê-lo correr, livre.
Como estava Bello quando foi solto: Aparência saudável, com mais peso, quando foi encontrado machucado; os pelos da pata, que passou pela cirurgia (foi preciso raspar os pelos), já estavam bem crescidos; ao andar mancava pouco.
.
Como está Bello agora: MELHOR!!! É visto desde o dia 16, com freqüência, à noite, em frente ao Santuário, ora só, ora ACOMPANHADO de outro indivíduo de cachorro-do-mato! ESSA É A NOSSA MAIOR ALEGRIA E SATISFAÇÃO! É A CERTEZA DO DEVER CUMPRIDO!!!
O nosso sincero agradecimento à equipe do Centro Veterinário São Francisco, a equipe do Santuário do Caraça e demais pessoas que empenharam nos cuidados com o Bello.
Aline Abreu – Bióloga Santuário do Caraça