A Direção do Santuário do Caraça comunica, com muita alegria, a instalação da nova sinalização nas trilhas do Caraça, elaborado por meio do projeto intitulado “Trilhas do conhecimento”, patrocinado pela Empresa AngloGold Ashanti, no Programa Chamada Pública de Projetos 2013.
O Projeto tem o objetivo de assegurar o aumento do nível educacional, valorização e preservação do Patrimônio histórico, cultural e ambiental do Caraça.
Foram instaladas 104 placas, dentre elas placas indicativas, de segurança e educativa, no idioma – português e inglês -, nos principais atrativos abertos à visitação, identificados da seguinte maneira:
- Trilhas do Lobo-Guará. Atrativos: Cascatinha, Cachoeira da Bocaina, Prainha e Campo de Futebol.
- Trilha da Capelinha. Atrativos: Capelinha e Gruta de Lourdes.
- Trilha do Macaco Sauá (Guigó). Atrativos: Cruzeiro, Cascatona e Oratório.
- Trilha da Anta. Atrativos: Tanque Grande, Prainha, Bosque do Padre Leite, Pinheiros, Banho do Belchior e Ponte do Bode.
- Trilhas da Sempre-Viva. Atrativos: Piscina, Mirante da Piscina 1, Mirante da Piscina 2, Cascudo 1, Cascudo 2, Bela-vista / Curva da Saudade, Tabuões (lado esquerdo) e Tabuões (lado direito).
- Trilha do Naturalista Auguste de Saint-Hilaire. Atrativos: Banho do Imperador, Ponde do Bode e Campo de Futebol.
Nota: Não foram sinalizadas as trilhas mais distantes que necessitam de um acompanhamento do guia cadastrado no Caraça.
Como resultado do Projeto espera-se: maior satisfação dos usuários, melhor infra-estrutura para realização de atividades eco-pedagógicas, facilidade para orientação de pesquisas de campo, aumento da segurança para visitas aos atrativos e diminuição dos impactos negativos ao Patrimônio Cultural e Ambiental.