Durante um mês e meio, até o final de abril, está no Brasil o Pe. Francisco Javier Álvarez, em visita canônica à Província Brasileira da Congregação da Missão, proprietária e mantenedora do Caraça.
O Superior Geral da Congregação é o sucessor do Fundador, São Vicente de Paulo. Ajudam-no 5 assistentes, um dos quais, justamente o Pe. Javier, é o seu Vigário Geral. Cada seis anos, as províncias do mundo inteiro são visitadas pelo Superior Geral ou pelos Assistentes. Encontram-se individualmente com os Padres e Irmãos, ouvem seus relatos da vida na comunidade, dos seus trabalhos, nos vários setores onde trabalham, paróquias, missões, fazendas, Caraça, Colégio São Vicente no Rio de Janeiro e casas de formação dos candidatos da Congregação, no Rio de Janeiro, em Minas, no Distrito Federal e na Bahia. Está na fase final da visita e passou a semana na pousada da Fazenda do Engenho e estes últimos dias no Santuário do Caraça.
O Pe. Javier é espanhol de Burgos e pertence à Província canônica de Madri. Vindo de uma cidade cuja catedral é das mais bonitas da Europa e do mundo, também se encantou com a simplicidade da igreja do Caraça, mas sobretudo com a beleza preservada e o esplendor da natureza que circunda o santuário. Teve a chance de ver o lobo-guará, já na primeira noite, e escutou com gosto as explicações que o Diretor do Caraça dá cada noite aos hóspedes da pousada. Caminhando pelos arredores da casa, admirou a quantidade dos visitantes, encantou-se com o interesse dos hóspedes, ouviu suas histórias e comentou os seus sentimentos de surpresa ante tantas formas de vida e de beleza. Levou de lembrança o álbum dos 240 anos do Caraça, com a história, os personagens, a riqueza biológica da Reserva e as fotos de muitas coisas que viu e das que gostaria de ter tido o tempo de ver e apreciar.
Padre Lauro Palú, C.M.