Foi feita uma edição especial deste jornal, para comemorar os 240 anos do Caraça. A data-base foi 1774, já comemorada em 1974, com o selo dos 200 anos do Caraça. Agora em 2014, foram feitas várias comemorações, como o bonito selo, lançado em novembro passado, o Encontro dos Músicos, a edição do livro de Cristiano Ottoni, SERRA DO CARAÇA, o álbum comemorativo dos 240 anos e a nossa edição do VOZ DO CARAÇA.
No álbum comemorativo, há duas partes. Uma primeira sobre a história, já muito conhecida mas sempre preciosa e interessante, do Santuário e de sua evolução, desde o Irmão Lourenço até hoje.
A segunda, cheia de novidades e comentários sobre a atualidade, os visitantes, os bichos, as festas, as trilhas, os progressos na comida do restaurante, com muitíssimas fotos das curiosidades, dos personagens, da rica biodiversidade das matas, dos campos, das serras, das águas. Informações úteis, nada de fofocas, mas uma edição para se ler, ver de novo, guardar, não emprestar, ou, se mostrarem para os outros, cuidado para não se perder, porque vai ficar uma raridade, de bonita que está. Quem precisar que consiga alguma, onde a encontrar!
Quase a mesma coisa na edição especial deste jornal. Com muitas fotos que fui tirando ao longo dos últimos 15 anos, ilustramos os vários artigos, falando também dos visitantes, que foram de 50 países no ano passado e este ano já chegaram a 20 países, em um mês de férias… E não é só gente de perto, argentinos ou bolivianos… Já vieram em janeiro turistas da Coreia, da China, da Costa do Marfim, da África do Sul, etc. Falamos dos doces e dos pães do restaurante, do pomar e da horta, das trilhas e da nova sinalização; pusemos uma lista bastante polêmica das sete maravilhas do Caraça (cada um tem o direito de fazer sua lista, conforma suas preferências), ilustramos nossos trabalhadores, nossos amigos visitantes, comentamos algumas realizações recentes.
Posso garantir que dá muito gosto fazer assim uma edição especial e comentar as coisas de que gosto mais ou que mais chamam a atenção de todos. Nas próximas oportunidades, vamos colher depoimentos dos visitantes, suas sugestões, suas preferências, – vamos ter muita novidade.
Quem desejar estas edições, do VOZ DO CARAÇA e do ÁLBUM COMEMORATIVO pode adquiri-las no Caraça, na lojinha ou até encomendar que mandaremos para suas casas, cobrando o correio.
Pe. Lauro Palú, C. M. – Ed. 105 – Jornal Voz do Caraça – Fevereiro de 2015