Jogar Xadrez nos transporta a uma nova dimensão. Tempo e espaço se perdem na riqueza de ideias, estratégias e planos. Jogar Xadrez, num lugar tão espiritualizado como a Serra do Caraça, promete emoções únicas. O espaço da montanha traz paz, tranquilidade, momentos de introspecção. A região montanhosa tem belas cascatas e construções que revelam de forma única o esplendor de Minas Gerais. Sair da confusão do dia a dia e poder usufruir das benesses do Caraça é uma oportunidade única.
Nossa maior herança no Xadrez vem das partidas jogadas pelos grandes jogadores da história. Mergulhar em suas obras, além do imenso prazer estético, é uma viagem no tempo. Economizamos anos de estudo aprendendo com os mestres do passado. Mais uma semelhança com a Serra do Caraça, que guarda em sua história preciosas joias, para projetarmos um futuro brilhante.
O Colégio do Caraça teve em suas filas de estudantes os presidentes da República Affonso Penna e Arthur Bernardes e guarda as impressões de Dom Pedro l e Dom Pedro ll quando por lá estiveram.
O convite a Casa do Xadrez para apoiar o evento foi recebido com grande satisfação. Pois, na nossa filosofia, aprender e abrir novos horizontes é forma de buscar conhecimento e de alcançar sabedoria. Mais sábios, mais felizes, mais completos. As pessoas felizes não têm o melhor de tudo. Apenas fazem o melhor de tudo.
A presença do Mestre Internacional Roberto Molina remonta à história da Casa do Xadrez. Presente em nossos quadros desde a inauguração, galgou os degraus da Maestria com persistência, humildade e coragem. As várias etapas a vencer para a conquista do título de Mestre Internacional de Xadrez, reconhecido pela Federação Internacional de Xadrez, foram um processo que mostra como um trabalho árduo pode levar-nos à conquista de nossos objetivos. As pessoas têm sonhos maravilhosos, mas falta atitude para realizá-los. O Xadrez nos ensina a ter atitude. Parafraseando
Geraldo Vandré: “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.”
A presença de um Mestre Internacional da tala de Roberto Molina já seria garantia de um evento de sucesso do ponto de vista técnico. O esplendor da Serra do Caraça com certeza irá garantir um torneio inesquecível.
Para encerrar, 5 frases do genial jogador cubano, José Raúl Capablanca, figura cercada de mitos e estórias. Conta-se que aprendeu o jogo já aos quatro anos, observando seu pai jogar com amigos.
Foi considerado por muitos o maior jogador de todos os tempo, Campeão Mundial no princípio do século XX:
1. O Xadrez é algo mais do que um jogo; é uma diversão intelectual que tem um pouco de Arte e muito de Ciência. É, além disso, um meio de aproximação social e intelectual.
2. O Xadrez serve, como poucas coisas neste mundo, para distrair e esquecer momentaneamente as preocupações da vida diária.
3. O Xadrez, como todas as demais coisas, pode ser aprendido até um determinado ponto e não além. O restante depende da natureza de cada um.
4. De poucas partidas aprendi tanto como da maioria de minhas derrotas.
5. O bom jogador sempre tem sorte.
Júlio Lapertosa, pres. da Casa do Xadrez