Aconteceu, no Santuário do Caraça, no dia 03 de abril de 2009, o I Seminário de Segmento de Governo Local da APA Sul RMBH. Promovido pela PUC Minas (Pró-Reitoria de Extensão), pelo IEF (Instituto Estadual de Florestas) e pelo Santuário do Caraça, este Seminário foi resultado do esforço conjunto da APA Sul RMBH (Área de Proteção Ambiental Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte), que compreende 13 cidades, e de outras instituições governamentais e civis.
O objetivo foi criar, ou melhor, lançar as bases para a criação de uma Rede Solidária de desenvolvimento sustentável na região, marcadamente mínero-metalúrgica. Das 13 cidades que compõem a APA Sul, apenas três não estiveram presentes: Belo Horizonte, Mário Campos e Caeté. A convocação foi feita diretamente para os Prefeitos Municipais e para as Secretarias de Meio Ambiente. Respondendo favoravelmente ao convite, marcaram presença os seguintes municípios da APA Sul: Catas Altas (inclusive, com a presença do Senhor Prefeito Municipal Saulo Morais de Castro, além de outros representantes), Santa Bárbara, Barão de Cocais, Itabirito, Sarzedo, Ibirité, Nova Lima, Brumadinho, Raposos e Rio Acima.
Além das Prefeituras, fizeram-se presentes as seguintes entidades: Santuário do Caraça (anfitrião do encontro), EMATER, IEF, Parque Estadual da Serra do Rola Moça, ADESB (Associação de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara), UEMG (Extensão de João Monlevade) e a PUC Minas (idealizadora do projeto).
Este Seminário foi também resultado e passo significativo dentro de um amplo projeto da PUC Minas, intitulado: “Projeto Estruturante da Rede de Extensão Socioambiental em Regiões Mínero-Metalúrgicas: A APA Sul, seu mosaico de Unidades de Conservação e as comunidades do entorno”. Com este projeto, a PUC Minas, através de sua Pró-Reitoria de Extensão, deseja alavancar o crescimento econômico e social das comunidades que vivem no entorno de Unidades de Conservação e que são diariamente tocadas e marcadas pela atividade mineradora e metalúrgica.
O Seminário compreendeu algumas exposições na parte da manhã, concluída com a assinatura de um termo de adesão ao projeto, como resposta concreta aos desafios atuais que todas as cidades da APA Sul têm vivido. Primeiro, houve uma exposição de Luiz Roberto Bendia, gestor da APA Sul RMBH, logo em seguida outra exposição por representantes do PREVINCÊNDIO, ligado ao IEF, e em seguida a explanação do projeto da PUC pelo Professor Miguel Ângelo Andrade.
À tarde, houve a apresentação das Prefeituras sobre os trabalhos e encaminhamentos que estão sendo tomados na linha socioambiental na atual gestão 2009-2012.
Concluído no fim do dia, o Seminário lançou certamente muitas luzes sobre a defesa do meio ambiente e das relações humanas e sociais que têm sido estabelecidas em cada cidade. Sobretudo, despertou em todos a importância de se construir, o mais rápido possível, esta tão sonhada Rede de Solidariedade socioambiental, a fim de que o novo mundo possa ir dando mostras de maior proximidade já no dia-a-dia de nossas vidas, a partir de nosso esforço comum e de nosso compromisso mútuo.