Por ocasião do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, os coroinhas da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas (MG), e do Curato de Nossa Senhora das Graças, em Santa Bárbara (MG), participaram no último domingo, 21 de maio, de uma Romaria Vocacional ao Santuário do Caraça.
Promovido pela Pastoral do Santuário e a Forania de Santa Bárbara, a iniciativa contou com a participação de 45 crianças e adolescentes, bem como os seus pais e coordenadores. Refletindo sobre a temática do 3º Ano Vocacional, “Vocação, graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (Lc 24,32-33), o evento teve a assessoria do Irmão Ramon Aurélio, da Congregação da Missão (CM).
De acordo com o religioso, a finalidade da Romaria foi promover a cultural e o ano vocacional. “Os coroinhas puderam interagir entre si, vivenciar os aspectos religiosos e a beber da fonte vocacional caracense. Por aqui, muitos padres dedicaram-se e viveram, entregaram sua vida ao serviço do altar, à educação e às missões. Assim como hoje, o Caraça, continua a ser, um lugar educacional, de peregrinação, celebração dos sacramentos e revitalização da vocação em todos os âmbitos vocacionais em que a Igreja nos apresenta nas especificidades dos chamados”, disse.
À oportunidade, os coroinhas participaram de momentos partilha, dinâmica sobre o espírito de trabalho em conjunto (sinodalidade), Adoração ao Santíssimo Sacramento, participaram da Santa Missa, além de realizarem um passeio à “prainha dos ex alunos” do Caraça e partilharem o almoço.
“Foi um momento de graça e missão. Os coroinhas e pais, puderam celebrar a vida e a vocação. Iluminados pela fé, rezaram a riqueza do serviço ao altar e refletiram a respeito da vocação, fortalecendo os vínculos eclesiais entre as igrejas locais da Forania de Santa Bárbara”, destacou Irmão Ramon.
Para ele, “o 3º Ano Vocacional lembra que a vida deve ser vivida na busca e no encontro constante do Senhor, bem como na escuta atenta a voz de Deus em meio a tantas vozes”. “Portanto, o caminho vocacional é feito de encontros que promovam a paz, a justiça e a igualdade, ou seja, da amizade social entre aqueles que servem o altar e encontra no serviço a própria vocação. O Santuário do Caraça, se alegra com esta iniciativa e incentiva as demais pessoas, pastorais, grupos e movimentos, a buscarem neste espaço sagrado um lugar de encontro pessoal consigo mesmo, com Deus e com os outros, como fizeram os coroinhas neste domingo. Que Maria, mãe e mestra, a Senhora das vocações, ilumine a todos no discernimento vocacional e encontre em seu Filho, o Bom Pastor, luzes no caminhar da vida vocacional”, ponderou Irmão Ramon.
Ir. Ramon Aurélio, C.M.
Pastoral do Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens – Caraça