No último domingo, 28 de maio, durante a Solenidade de Pentecostes, ocorreu a I Romaria do Terço dos Homens ao Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens – Caraça. Cerca de 180 homens participaram deste momento especial, vindos de diversas localidades próximas, como Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas e Brumal, todos no estado de Minas Gerais.
A I Romaria foi organizada pelo Sr. Sebastião Crispin, conhecido como Tião Crispin, juntamente com o Pe. Adalberto Costa, C.M., e o Ir. Ramon Aurélio, C.M. Os organizadores prepararam uma programação cuidadosa e espiritual, proporcionando aos integrantes do Terço dos Homens um dia de fraternidade, religiosidade e oração, tendo como tema principal: “É muito bom estar onde a Mãe está”.
Foi um dia de grande êxito, com inúmeras graças recebidas por meio da intercessão da Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Desde a chegada, o grupo pôde sentir a acolhida calorosa e a presença materna de Maria, com apresentações dos coordenadores de cada grupo nas ruínas do Colégio do Caraça. Em seguida, todos se dirigiram ao interior do Santuário, onde ocorreu uma meditação sobre a importância da Oração do Santo Terço.
Às 11 horas, foi celebrada a Eucaristia da Solenidade de Pentecostes, na qual os fiéis pediram ao Espírito Santo os dons necessários para a missão do Terço dos Homens. Essa missão consiste em resgatar homens de todas as idades para a Igreja de Cristo, reconhecendo a importância da presença masculina na formação da família e da sociedade cristã.
No Santuário Mãe dos Homens, a Mãe de Deus e Mãe da Humanidade foi coroada com singela devoção pelo Terço dos Homens, recebendo a coroa de Rainha, demonstrando o amor e a devoção de seus filhos. Durante a oração do Santo Terço e na contemplação de cada mistério, os participantes sentiram o desejo de servir a Deus e a Cristo, tendo Maria como modelo de missionária servidora, uma missionária do “Sim”.
A I Romaria do Terço dos Homens ao Santuário Nossa Senhora Mãe dos Homens despertou nos corações o desejo, a alegria e a busca de estar sempre ao lado da Mãe. Assim, encerramos o mês de maio com essa preciosa romaria dedicada à Nossa Senhora, prestando-lhe homenagens singelas, que, ao mesmo tempo, tocam o imensurável coração maternal de Maria. Ave cheia de graça, ave cheia de amor! Salve Maria!
Pe. Adalberto Costa, C.M.
Animador Pastoral do Santuário do Caraça