No dia 24 de junho, alunos da 7º ano e a Professora Luciene Lima Fernandes Machado, do Colégio Municipal Afonso Pena (COMAP), fizeram uma visita técnica à Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário do Caraça, como parte do desenvolvimento do Projeto “Biotecnologia de Plantas Medicinais na Escola”.
Conheça o Projeto
O Projeto “Biotecnologia de Plantas Medicinais na Escola” é uma iniciativa da Dra. Maria das Graças Lins Brandão, do Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (CEPLAMT), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O público-alvo são as escolas da rede pública na Estrada Real.
O Projeto tem por objetivo:
- Selecionar um aluno de cada escola parceira, para ser bolsista júnior do CNPq por 1 ano, para ser o cientista das plantas medicinais na sua escola. O aluno tem o incentivo ao conhecimento técnico-científico sobre as plantas medicinais, além de desenvolver várias atividades sobre o tema na escola e em sua comunidade (em geral).
- Realizar oficinas “Ensinando sobre plantas medicinais na Escola”, para treinar professores de ensino fundamental e médio.
- Doar para a Escola o Kit de laboratório, criado pelo CEPLAMT.
- Realizar e divulgar a Mostra dos Trabalhos sobre Plantas Medicinais.
- Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFMG, em Belo Horizonte.
A RPPN Santuário do Caraça que também é parceira do Projeto “Biotecnologia de Plantas Medicinais na Escola”, bem como dos trabalhos desenvolvidos pela Dra. Maria das Graças Lins Brandão / UFMG, parabeniza o COMAP e todas as escolas que aceitaram o convite para participar desse louvável Projeto, que busca, acima de tudo, resgatar o conhecimento tradicional, “um saber ameaçado” sobre as plantas medicinais nativas do Brasil.
Neste ano, a cientista júnior do Município de Santa Bárbara é Milene Katlin, sob a orientação da Professora Luciene Lima Fernandes Machado.
Nota: Em 2013, este Projeto contemplou a Escola Municipal Chico Severino, do Município de Santa Bárbara. Na época os alunos Pedro Henrique Benfica Santana e Alina Maria Fernandes Soares (Tutora, Professora Silvia Leticia Resende), ambos com 10 anos e no 5° ano, bolsistas de Iniciação Cientifica Júnior do Cnpq, foram os únicos de Minas Gerais no ensino fundamental que receberam menção honrosa no projeto.
Em 2009, a Escola Municipal Chico Severino, em parceria com a Dra. Maria das Graças Lins Brandão, teve a oportunidade de divulgar os trabalhos desenvolvidos com as plantas medicinais no Globo Repórter, da Rede Globo.
Para maiores informações sobre o Projeto, acesse o link http://www.ceplamt.org.br/
Aline Abreu – Bióloga e Coordenadora
Ambiental do Santuário do Caraça.