Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Projeto exemplo na região da Serra do Caraça

No dia 24 de junho, alunos da 7º ano e a Professora Luciene Lima Fernandes Machado, do Colégio Municipal Afonso Pena (COMAP), fizeram uma visita técnica à Reserva Particular do Patrimônio Natural Santuário do Caraça, como parte do desenvolvimento do Projeto “Biotecnologia de Plantas Medicinais na Escola”.

Conheça o Projeto

O Projeto “Biotecnologia de Plantas Medicinais na Escola” é uma iniciativa da Dra. Maria das Graças Lins Brandão, do Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (CEPLAMT), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O público-alvo são as escolas da rede pública na Estrada Real.

O Projeto tem por objetivo:

  • Selecionar um aluno de cada escola parceira, para ser bolsista júnior do CNPq por 1 ano, para ser o cientista das plantas medicinais na sua escola. O aluno tem o incentivo ao conhecimento técnico-científico sobre as plantas medicinais, além de desenvolver várias atividades sobre o tema na escola e em sua comunidade (em geral).
  • Realizar oficinas “Ensinando sobre plantas medicinais na Escola”, para treinar professores de ensino fundamental e médio.
  • Doar para a Escola o Kit de laboratório, criado pelo CEPLAMT.
  • Realizar e divulgar a Mostra dos Trabalhos sobre Plantas Medicinais.
  • Participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFMG, em Belo Horizonte.

A RPPN Santuário do Caraça que também é parceira do Projeto “Biotecnologia de Plantas Medicinais na Escola”, bem como dos trabalhos desenvolvidos pela Dra. Maria das Graças Lins Brandão / UFMG, parabeniza o COMAP e todas as escolas que aceitaram o convite para participar desse louvável Projeto, que busca, acima de tudo, resgatar o conhecimento tradicional, “um saber ameaçado” sobre as plantas medicinais nativas do Brasil.

alunos

Neste ano, a cientista júnior do Município de Santa Bárbara é Milene Katlin, sob a orientação da Professora Luciene Lima Fernandes Machado.

Nota: Em 2013, este Projeto contemplou a Escola Municipal Chico Severino, do Município de Santa Bárbara. Na época os alunos Pedro Henrique Benfica Santana e Alina Maria Fernandes Soares (Tutora, Professora Silvia Leticia Resende), ambos com 10 anos e no 5° ano, bolsistas de Iniciação Cientifica Júnior do Cnpq, foram os únicos de Minas Gerais no ensino fundamental que receberam menção honrosa no projeto.

Em 2009, a Escola Municipal Chico Severino, em parceria com a Dra. Maria das Graças Lins Brandão, teve a oportunidade de divulgar os trabalhos desenvolvidos com as plantas medicinais no Globo Repórter, da Rede Globo.

Para maiores informações sobre o Projeto, acesse o link http://www.ceplamt.org.br/

Aline Abreu – Bióloga e Coordenadora
Ambiental do Santuário do Caraça.

Postagens recentes:

Categorias:

Acesse nossas redes sociais:

Matérias relacionadas