Nos dias 7 e 8 de novembro, o Santuário do Caraça recebeu uma equipe do programa da Globo “Terra de Minas”, coordenada pela apresentadora Juliana Perdigão. Eles vieram gravar um programa sobre os “Primórdios da Cozinha Mineira”, que conta com nove pilares segundo a pesquisadora em gastronomia, Vani Pedrosa. “Estamos estudando há vários anos as origens da gastronomia mineira nos santuários da Serra da Piedade e da Serra do Caraça, resgatando as receitas e as histórias registradas em livros preservados que se encontram nas bibliotecas locais. Com base neste levantamento, temos colaborado para reestruturar a culinária dos santuários, devolvendo-lhes parte da sua identidade gastronômica. Nossa culinária mineira é muito mais complexa do que uma simples mistura de comida africana, indígena e portuguesa”, esclarece.
.
No primeiro dia, a equipe do Terra de Minas visitou e documentou, junto com Pe. Luis Carlos do Vale, as instalações da adega do Caraça, onde conheceram o hidromel, o vinho tinto e o “Dom Viçoso”, nome dos fermentados de laranja e de jabuticaba, produzidos na Casa com orientação e assistência da Universidade de Viçosa. O instrutor de cursos do SENAC, Maicon Rodrigues, preparou um drink à base do hidromel e de uvaia (foto ao lado). A uvaia é saborosa fruta da mata atlântica que faz parte do projeto do resgate das frutas regionais desenvolvido pela parceria do Caraça e da EMATER. Neste mesmo dia também gravaram com o Pe. Lauro Palú uma entrevista sobre a história e os projetos futuros do Caraça.
No segundo dia, a equipe documentou a fazenda do Engenho, especialmente a queijaria, onde é produzido e curado o queijo artesanal. Ao final, o instrutor do SENAC, Michel de Oliveira, preparou para o “Terra de Minas” uma versão atualizada da antiga receita do Brocojó, pão tradicional dos dias de festa no Colégio do Caraça.
O programa ‘Terra de Minas” foi ao ar no dia 5 de dezembro de 2015.
Para quem quiser assistir ao programa na integra segue o link: