De 23 a 25 de novembro passado, a Profª Márcia Lousada e a turma da disciplina de Gastronomia e Turismo do curso de Turismo da UFMG estiveram no Entre Serras da Piedade ao Caraça, experimentando e avaliando o primeiro roteiro gastronômico da região. Inicialmente, eles foram recebidos na Serra da Piedade onde conheceram o queijo do Frei Rosário, um queijo minas artesanal curado em caverna. De lá seguiram, acompanhados pela Secretária de Turismo e Cultura de Caeté, Cássia Paes, para conhecer, entre outras delícias centenárias, o famoso queijão e o bolinho de feijão, ambos do Morro Vermelho. Depois foram para Cocais, onde puderam tomar um delicioso café de fazenda na casa da quitandeira Mirtes da Fonseca e conheceram, entre muitos outros produtos, os maravilhosos vinagres balsâmicos ou com frutas regionais do Everton da Pousada das Cores. Em Barão de Cocais foram recebidos pela secretária de Cultura e Turismo, Marília de Cássia.
O dia 24 foi o dia da visita ao Caraça, onde se emocionaram ao conhecer o precioso conjunto dos nove pilares da cozinha mineira que podem ser vistos no Caraça, onde almoçaram, podendo apreciar o queijo artesanal, quitandas, vinho, Hidromel e o “Dom Viçoso”, o fermentado de laranja.
Em Santa Bárbara, conheceram o trabalho de um grupo de agricultores de produtos orgânicos, partindo para conhecer as atrações de Catas Altas, o vinho e os fermentados da Aprovart.
Este cenário será complementado pela avaliação e experiência futura de outras Faculdades de Turismo e de Gastronomia de Minas Gerais, previstas para 2016. Com estas informações acadêmicas poderemos nos enriquecer com diversos relatos das experiências dos locais, que serão usadas na formação de um roteiro turístico de gastronomia na região. Além disto, estas visitas darão origem à publicação de artigos sobre tal roteiro no Entre Serras da Piedade ao Caraça, com fundamento na pesquisa “Primórdios da Cozinha Mineira”.
Vani Pedrosa