A Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM) é uma instituição católica, composta por homens consagrados (Padres e Irmãos) ao serviço missionário dos pobres. É parte da Congregação da Missão, sociedade de vida apostólica fundada por São Vicente de Paulo, no século XVII, na França.
No Brasil, a Congregação da Missão possui três Províncias: Província Brasileira da Congregação da Missão (PBCM), com sede no Rio de Janeiro-RJ; Província do Sul, com sede em Curitiba-PR; Província de Fortaleza, com sede em Fortaleza-CE.
Sob o aspecto jurídico, é a união de diversas casas da Congregação da Missão dentro de determinados limites territoriais. É coordenada por um Superior Provincial, chamado Visitador, com a ajuda de um Conselho Provincial. Em conformidade com o Direito Canônico da Igreja Católica e com as Constituições e Estatutos da Congregação da Missão, tem jurisdição ordinária e própria. Seus membros são Padres e Irmãos.
A sede da PBCM está localizada à Rua Cosme Velho, 241, Rio de Janeiro. Suas casas e comunidades estão situadas nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal. Alguns de seus membros prestam serviços em outros estados e países.
Para atingir o fim da Congregação, a PBCM, segundo suas Normas Provinciais, Art. 3, tem como objetivos:
- Imbuir-se do Espírito de Jesus Cristo, isto é, de suas disposições, intenções e engajamento pessoal, em favor dos marginalizados da sociedade. Jesus, Libertador dos pobres, é a regra da Província.
- Exercer ação missionária que vise atender aos apelos dos pobres, nas situações concretas da realidade, pela organização pastoral do Povo de Deus, em áreas carentes, sobretudo no interior e na periferia das cidades, para viver integralmente sua fé, lutar por seus direitos, libertar-se de toda forma de escravidão ou exploração.
- Aplicar-se à Formação de Agentes de Pastoral, clérigos e leigos, comprometidos com a causa evangélica dos pobres.