Aconteceu no Santuário do Caraça, na noite do dia 14 de novembro de 2009, durante a Celebração Eucarística, uma apresentação de canto gregoriano, entoado por um grupo de 70 pessoas, dentre as quais crianças, adolescentes, jovens e adultos, provenientes das comunidades de Brumal, Sumidouro e São Bento (Curato Nossa Senhora das Graças).
Este evento ocorreu em consequência da Oficina Coral de Canto Gregoriano, promovida pelo Regente Paulo Maurício de Aguiar Botelho, com financiamento da Lei Rouanet, de incentivo à cultura. Foram três aulas para aprendizagem e ensaio (12 a 14 de novembro) e duas apresentações, uma no Santuário do Caraça, sábado, dia 14, à noite, e outra no domingo seguinte, dia 15, pela manhã, durante a missa na Igreja de Santo Amaro, em Brumal.
Após a Celebração Eucarística, como esse foi o segundo final de semana do mês de novembro, houve concerto de órgão com Lucas Raposo, que há mais de 20 anos faz cantar e vibrar o antigo órgão do Padre Boavida, construído, com madeira caracense, no final do século XIX. Nada melhor depois de uma linda missa cantada em gregoriano, ouvir, no mesmo Santuário, um belo concerto de órgão!
Agradecemos ao Paulo Aguiar a bondade de oferecer esta oficina às comunidades da baixada caracense e a oportunidade de escutarmos o grupo em nosso Santuário, que, por tantos e tantos anos, entoou solenemente os mesmos cantos gregorianos em suas celebrações e ofícios, no tempo do Colégio e da Escola Apostólica.
A seguir, cenas dos ensaios e dos novos cantores, “pequenos monges caracenses”…