Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Nossa Senhora das Vitórias

nossa senhora das vitorias 01

No dia 13 de maio de 2010, às 13h, no Santuário do Caraça, aconteceu a reentronização da imagem de Nossa Senhora das Vitórias, uma bela imagem européia, toda de madeira, da segunda metade do século XIX. Este dia, além de ser a memória litúrgica de Nossa Senhora de Fátima, é também dia do aniversário natalício de Dom Antônio Ferreira Viçoso (13/05/1787 – 07/07/1875), o santo Bispo de Mariana, fundador do Colégio do Caraça e grande missionário em Minas Gerais e em outras regiões do Brasil.

A reentronização da imagem foi acompanhada por muitas pessoas, tanto Padres e funcionários da Casa como também hóspedes e visitantes de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Numa cerimônia simples e familiar, procedeu-se a bênção da imagem, presidida pelo Padre Agnaldo Aparecido de Paula, Visitador da Província Brasileira da Congregação da Missão, proprietária e mantenedora do Caraça. Antes, porém, a imagem foi colocada no nicho central do altar da Capela Irmão Lourenço, o que precisou de muita força e habilidade, devido ao tamanho e ao peso da imagem.

A restauração foi feita por Elayne Granada Lara, do CEIB (Centro de Estudo da Imaginária Brasileira), de Belo Horizonte-MG, responsável pela restauração, em andamento, das outras duas imagens da Capela (São José e São Vicente de Paulo).

Esta Capela, onde está a imagem restaurada, é o antigo quarto do Irmão Lourenço de Nossa Senhora, fundador do Santuário do Caraça, que aqui viveu de 1770 até 27 de outubro de 1819, data de sua morte. Atualmente, é a capela de oração da comunidade dos Padres.

A seguir, segue-se um relatório sobre a imagem, feito pelo Instituto Brasileiro do Patrimônio Cultural (IBPC), em 1992, quando foi realizado o inventário histórico do Caraça.

nossa senhora das vitorias 02

Nossa Senhora das Vitórias

 

Descrição
Figura feminina, meia-idade, de pé, posição frontal, cabeça levemente inclinada para a esquerda, olhar direcionado para frente. Olhos azuis, nariz aquilino, lábios fechados. Braços flexionados, o esquerdo sobre o ventre do menino que está de pé ao seu lado. Perna esquerda reta; perna direita flexionada e recuada. Veste túnica rosa com detalhes em curvas douradas e pretas, manto azul com estamparia dourada em folhas de parreira e uvas, sob fundo verde. Na cabeça, véu branco de borda dourada. Traz os pés descalços sobre nuvens brancas.

Menino de pé, ao lado da Virgem, à direita. Posição frontal, cabeça ereta, olhar direcionado para frente. Olhos azuis, lábios fechados, cabelos curtos, ondulados e claros. Braços flexionados à frente, mãos espalmadas, perna esquerda reta e direita flexionada. Seminu, envolvido por manto branco com estrelas e barrado dourados. Pés descalços sobre globo azul com estrelas, apoiado sobre nuvens brancas. Base de forma quadrangular, na cor marrom.

nossa senhora das vitorias 03

Dimensões
Altura: 165 cm
Largura: 67 cm
Profundidade: 58 cm

Características Técnicas
Peça esculpida em várias partes de madeira clara, encaixadas, pregadas e coladas. Policromia a óleo: rosa-escuro, azul-anil, azul-escuro, vermelha, marrom, branca, preta e dourada (purpurina). Base de preparação branca e espessa (provavelmente gesso e cola).

Características Estilísticas
Imagem de possível origem européia, datável do século XIX. Apresenta características formais do estilo neoclássico, com proporções anatômicas alongadas e expressão idealizada, desprovida de realismo. Trata-se de peça mal proporcionada e de pouca elaboração, identificando-se rigidez de postura, falta de detalhamento dos pés e mãos e panejamento sem movimentação.

Características Iconográficas
A invocação de Nossa Senhora da Vitória já existia em Portugal desde o tempo de D. João I (1358-1433), quando este rei, grato à Virgem Maria pela vitória alcançada em Aljubarrota contra os castelhanos, mandara construir um mosteiro e um templo real no próprio local onde se dera o combate. A devoção foi transplantada para o Brasil no início da colonização portuguesa, disseminando-se rapidamente pelo litoral brasileiro. Senhora da Vitória é até hoje muito venerada no nordeste brasileiro, geralmente em antigas vilas. Pode ser representada de pé, com o Menino Jesus no braço esquerdo e com a mão direita segurando a palma, símbolo da vitória. A devoção a Nossa Senhora das Vitórias, de origem francesa, é variante da devoção a Nossa Senhora da Vitória, também de origem européia.

nossa senhora das vitorias 04

Postagens recentes:

Categorias:

Acesse nossas redes sociais:

Matérias relacionadas