“A fama da gastronomia caracense cresce a cada dia em um espetáculo de sabores, texturas e aromas, e tudo isto, aliado ao conjunto artístico, ambiental e histórico, faz do Caraça uma viagem sensacional para crianças, jovens e adultos”.
Pensemos por um instante nas melhores coisas da vida. Sim, de tudo o que este vasto mundo tem a nos oferecer, o que você escolheria? Se tivéssemos que adivinhar sua resposta, poderíamos dizer: “estar junto à família passeando”.
Ou, então, num segundo palpite, arriscaríamos dizer: “comer”. Se não forem estas as duas melhores, ao menos é fato que ambas estão na lista das 10. Mais assim, queremos unir o útil ao agradável e mostrar que duas das melhores coisas da vida, quando juntas, são capazes de proporcionar momentos verdadeiramente inesquecíveis. E é simplesmente isto que o Caraça oferece para o visitante. Uma viagem inesquecível, com a aquele gostinho de quero mais.
Imagem do refeitório padre Tobias, cheio de turistas saboreando a deliciosa comida
Gastronomia Caracense
Frango ao molho pardo, pernil de porco recheado, carne serenada com farofinha de moranga, costela de porco com banho de rapadura, feijão tropeiro, bambá de couve, saladas, guisados e doces variados, a lista parece interminável no cardápio do Caraça, sem falar no que é oferecido no café da manhã, bolos, biscoitos, broinhas, pão de queijo, ovos, mortadela e pedaços de queijos fritos na chapa, este é sem dúvida o charme do refeitório São José, a chapa acima do fogão, uma cena que fica marcada na memória de todos que passam por aqui.
Há dias em certos finais de semana que se forma fila de visitantes e hóspedes para subir as escadarias que dão acesso ao restaurante do local. Todos ansiosos para saborear “as maravilhas gastronômicas do Caraça.”
“Praticamente tudo que servimos é oriundo daqui, ou adquirido de gente da roça em nossa redondeza, e este é um diferencial bastante interressante, os turistas gostam muito quando ouvem isto, até o tempero é todo feito aqui. Há ainda um trabalho em desenvolvimento de resgate das receitas das comidas feitas antigamente por famílias que vivem aqui há vários séculos”, declarou Vani Pedrosa, chefe de cozinha da casa.
Passeando e conversando pelo refeitório depois do almoço de domingo encontramos o jovem Rodrigo Gonzaga, programador aeronáutico: “eu gosto muito de couve, mas a do Caraça é diferente, quando então combinei com aquele arrozinho integral e aquele pernil ficou “divino”.
Como disse o imperador dom Pedro II: “só o Caraça vale uma viagem a Minas,” nós dizemos focados em nosso tema: só o almoço vale uma vinda ao Caraça.
Estivemos no restaurante para conversar com alguns turistas sobre o sabor e a qualidade da comida da casa.
Leia a opinião deles.
Gustavo Cavalieri – Estudante engenharia
Eu quero falar primeiro daquele café da manhã, muito interessante aquela chapa acima do fogão a lenha, onde as pessoas podem fazer seu próprio “prato”. O ovo então na chapa com pãozinho fresco, queijo e mortadela, é super delicioso.
Agora com relação ao restaurante, o que me chamou e atenção foram as carnes, totalmente diferente o sabor e qualidade, junto com o tempero. Foi muito bom estar aqui.
Ormi J. Paulo – Professora, e seu filho Sanzio
É a primeira vez que venho ao Caraça junto ao meu filho. Apesar de ser de uma cidade próxima, João Monlevade, jamais poderia imaginar a qualidade da comida daqui. De início achei que era um restaurante igual aos outros; mas quando comecei a comer apareceu a diferença. O tempero é super-regulado, as carnes então, fantásticas, sem falar nas saladas, adorei. Parabéns aos administradores e funcionários da casa.
Elaine Santos – Jogadora de basquete
Aqui parece comida da roça, e olha que já fui em vários restaurantes semelhantes e acho que nenhum superou o sabor. Aquela carne de panela que acabei de comer é fabulosa, sua textura estava excelente, desfiava na boca. Depois de comer ainda temos aquelas sobremesas super agradáveis os olhos, e ao paladar nem se fala. O arroz doce com coco vou falar para vocês, é uma maravilha…
Na gastronomia caracense, o café da manhã é um caso a parte com aquela chapa acima do fogão.
Na foto a variedade de alimentos oferecidos para os visitantes
Jornal Voz do Caraça – Ed. 104 – Janeiro 2015
Reportagem: Fram Emery