No domingo 12 de abril, dois rapazes serão ordenados Padres, no Santuário do Caraça. Quem os ordenará é Dom Joaquim Giovani Mól Guimarães, SDB, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. Os moços são os diáconos Denilson Matias da Silva e Erik de Carvalho Gonçalves. O Denilson já é nosso conhecido, pois foi ordenado Diácono no ano passado, na igreja de Santo Amaro, em Brumal, por Dom Vicente Joaquim Zico, CM, Arcebispo Emérito de Belém do Pará. Os dois já trabalham em frentes missionárias, em paróquias da Província Brasileira da Congregação da Missão: o Erik em Riacho Fundo II, Brasília, e o Denílson em Carinhanha.
Para o Caraça, é uma ocasião muito especial, pois o último que se ordenou Padre no Santuário foi Maurílio Camello, em 27 de setembro de 1964. Antes dele, o Pe. Domingos Óliver de Faria, em 24 de setembro de 1950.
Nesse fim de semana, o Caraça estará fechado para este acontecimento muito importante para a Província à qual estão ligados os dois diáconos. Todas as acomodações do Caraça e do Engenho estão reservadas para os parentes e amigos que virão festejar essa Ordenação. Os turistas que pensavam em passar o dia no Caraça poderão aproveitar o dia visitando as cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas e suas belas igrejas, respectivamente São João, Santo Antônio e Nossa Senhora da Conceição. A de Catas Altas é considerada por muitos estudiosos e pesquisadores como das mais bonitas de Minas Gerais, a mais didática, pois nos mostra todo o processo da douração e pintura das igrejas barrocas, já que ficou inacabada. Essas cidades estão mais do que bem servidas em matéria de almoços e jantares, em seus restaurantes.
Depois da Ordenação, os Padres novos celebrarão suas primeiras missas solenes: o Pe. Denilson celebrará na tarde do mesmo dia, às 19h na Matriz de Santo Amaro, no Distrito de Brumal, pertencente a Santa Bárbara. O Pe. Erik celebrará duas missas solenes no dia 19 de abril: às 8h, na Comunidade de Nossa Senhora Aparecida, Rua Arthur Cunha, 356, no bairro Belmonte, em Belo Horizonte, e às 19h na paróquia de São Geraldo, na Rua Pedra de Anil, 118, no bairro Piratininga, em Belo Horizonte.
Nos dias que correm, quando muitos adultos temem assumir compromissos para toda a vida, é muito bonito ver esses jovens se comprometendo com Deus, com a Santa Igreja e com os Pobres a quem se consagraram na Congregação da Missão, para uma dedicação total e definitiva. Rezamos ao Espírito Santo para que se sintam sempre realizados, felizes e perseverantes em sua vocação, em seu ideal, em sua entrega. E pedimos a bênção fervorosa dos dois Padres Novos para nosso Jornal e seus leitores, para nossas Famílias e nossa sociedade.
Ed. 106 – Jornal Voz do Caraça – Março de 2015