A Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Santa Bárbara – ADESB, em convênio com a entidade privada do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais (SENAR MINAS), proporcionou à RPPN – Santuário do Caraça o Curso de Jardineiro, nos dias 3 a 8 de agosto deste ano. Ministrado pela Engenheira Agrônoma, Maria Aparecida de Carvalho, o curso contou com a participação de 10 alunos, entre funcionários e moradores vizinhos do Caraça.
Em sua linha de ação, o curso atende às Atividades Relativas à Prestação de Serviços, com o objetivo de adotar técnicas na implantação e manutenção de um jardim.
“Todo jardim começa com um sonho de amor. Antes que todas as árvores sejam plantadas e todos os lagos sejam construídos, é preciso que os jardins nasçam dentro da alma, pois quem não planta jardins por dentro, não planta jardins por fora e nem passeia por eles…” Rubem Alves.
A profissão de jardineiro, apesar de antiga, passou a ter importância econômica no país nos últimos 25 anos. Estes profissionais prestam serviços em vários lugares, desde residências e clínicas até parques, praças públicas e viveiros de produção de mudas. Nas residências, a atual tendência na arquitetura fez com que as pessoas passassem a receber seus amigos e familiares em jardins construídos junto às casas, onde a presença do profissional da jardinagem passa a ser importante na implantação e manutenção destes locais.
O mesmo acontece com as praças e parques onde o poder público tem procurado manter jardins bem cuidados, para incentivar a população ao maior convívio social.
Desta forma, a profissão se tornou muito valorizada e procurada principalmente em estâncias hidrominerais, hotéis e pousadas.