Manhã de 31 de maio no Santuário do Caraça, mais precisamente no Banho do Imperador, céu nublado e um friozinho de uns 18°C, ambiente ideal para a prática do atletismo (corrida/caminhada). Mas nestas condições também é preciso fazer um aquecimento adequado, pois a chance de uma contusão muscular é maior.
O evento foi dividido este ano em duas modalidades: a caminhada de 9 km e a corrida de 7 km (para homens e mulheres) nas faixas etárias, em grupos dos 15 aos 70 anos de idade. A largada da caminhada aconteceu às 8h30, com cerca de 150 participantes, homens e mulheres; já na corrida (também, homens e mulheres – 180 participantes) a largada foi às 9h. “A largada é sempre muito rápida. Os atletas tentam vencer seus adversários nos primeiros metros da prova. A estratégia é correr o mais rápido possível no começo e depois cadenciar o ritmo, controlando a prova”, declarou o senhor Décio, da DSG (Consultoria e Promoção de Eventos Esportivos).
Logo após o término da corrida, começou a premiação para os primeiros colocados, com uma bela “gratificação” em reais: 500, 400, 300, 200 e 100, para os cinco primeiros, homens e mulheres separadamente. Mas todos receberam suas medalhas de participação e a exibiam no peito, pelas dependências da Casa, orgulhosos por terem chegado ao final da prova.
Tudo no Caraça é diferenciado, até uma corrida/caminhada, pois, além do kit que incluía camisa, chapéu, medalha (após a prova), garrafinha e aquele almoço caprichado mais tarde; os atletas e os “atletas”, puderam aproveitar, depois, para um passeio pelas cachoeiras, trilhas e rios, ou visitar todo o conjunto histórico do Santuário, museu, igreja, jardins, etc. “Nossa, é maravilhoso estar aqui. Depois de uma semana cansativa na cidade, poder estar neste “paraíso”, e ainda caminhar 9 km, no meio da mata! Adorei. Espero voltar ano que vem”, falou a professora Fernanda Bicalho.
Uma “pequena” corrida/caminhada como esta, nas trilhas e no entorno do Santuário, normalmente é organizada e praticada por pessoas que amam o esporte, pessoas que dedicam parte de seu dia a dia, para uma atividade saudável e relaxante. E o Caraça foi, sem dúvida, o local ideal… Bem pensado.