[su_tabs][su_tab title=”SOBRE O CIRCUITO DO OURO”]O único meio de condução da rodoviária dessas cidades ao Santuário do Caraça é táxi. A tarifa cobrada é R$90,00. Para maiores informações, ligue para o ponto de táxi: – Santa Bár
O Circuito do Ouro é uma região turística que agrupa 17 municípios, com afinidades culturais, históricas e naturais, com grande proximidade geográfica entre eles. Alguns dos municípios estão localizados na região metropolitana de Belo Horizonte, e os mais distantes estão a no máximo 170km da capital mineira.
Região marcada pelo ciclo do ouro em Minas Gerais, onde foi grande a exploração e exportação desse metal, que se destacava como a principal atividade econômica do período colonial no Brasil e hoje ainda se destaca no cenário econômico com a extração de minério de ferro.
São inúmeros atrativos, festas e opções de lazer, e a oportunidade de conhecer parte dos 60% do acervo patrimonial do Brasil localizados em Minas Gerais. Por aqui passa também a Estrada Real, que em Ouro Preto inicia o caminho do ouro dividindo o Caminho Velho (até Parati) e o Caminho Novo (até o Rio Janeiro), sem esquecer do Caminho do Sabarabuçu, por onde passavam os bandeirantes em rota alternativa entre Ouro Preto e Barão de Cocais, tendo no Pico do Sabarabuçu (atual Serra da Piedade em Caeté) o ponto mais alto do caminho, que margeava o Rio das Velhas. O Circuito do Ouro é o coração da Estrada Real!
Berço da Inconfidência Mineira e terra de histórias e lendas, é possível encontrar boa gastronomia, aventura e natureza de tirar o fôlego, referência em arquitetura e uma quantidade de eventos que atrai desde os mais jovens até a melhor idade.
Viaje por Minas Gerais e descubra o Circuito do Ouro nos municípios de Barão de Cocais, Caeté, Catas Altas, Santa Bárbara, Sabará, Itabira, Nova Era, Nova Lima, Raposos, Rio Acima, Itabirito, Ouro Preto, Mariana, Ouro Branco, Congonhas, Piranga e Catas Altas da Noruega.
Acesse o site do Circuito do Ouro: http://circuitodoouro.tur.br/
[/su_tab][su_tab title=”SOBRE O ROTEIRO”]Saindo de Belo Horizonte pela BR381, a primeira parada deste roteiro começa no Santuário de Nossa Senhora da Piedade. Independente de sua crença ou religião, você vai poder desfrutar de um visual belíssimo e descendo a serra vai poder conhecer atrativos históricos que você nem imagina. Seguindo para Barão de Cocais registros da pré históra de 6 mil anos a.C. Em Santa Bárbara pinturas de Mestre Ataíde e boa gastronomia. Catas Altas finaliza o roteiro, pitoresca com muita tranquilidade é abraçada pela Serra do Caraça, imperdível!
EM CAETÉ: Santuário Nossa Senhora da Piedade, composto pela Ermida de N. S. da Piedade, igreja, cruzeiro, Casa dos Romeiros e restaurante. No cume vista de 360º. Matriz de N. S. do Bom Sucesso: 1ª igreja construída em alvenaria em Minas Gerais, é um belo exemplar do barroco, com planta de autoria do pai de Aleijadinho. Está bem próxima a outros atrativos históricos da cidade. Museu Regional: Casarão do Século 18, com acervo de peças de arte popular e sacra.
EM BARÃO DE COCAIS: Vila colonial de Cocais, com fauna e flora diversificadas, e ainda cachoeiras e trilhas. Sitio Arqueológico da Pedra Pintada, localizado na Serra da Conceição com pinturas rupestres, mostram que a região já era habitada por indígenas muito antes de seu povoamento.
EM SANTA BÁRBARA: Matriz de Santo Antônio, santo padroeiro dos bandeirantes, com pinturas de Mestre Ataíde e forro da capela-mor, considerado uma obra prima do barroco. Memorial Afonso Pena: antiga residência do primeiro mineiro a assumir a presidência do Brasil, a casa apresenta acervo deste filho ilustre de Santa Bárbara. Igreja de Santo Amaro no distrito de Brumal: Igreja construída entre 1728 e 1739, um dos mais belos monumentos do barroco desta fase. Lá também é possivel comprar e degustar o famoso mel de Santa Bárbara.
EM CATAS ALTAS: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, apresenta elementos arquitetônicos raros, com o interior inacabado você pode conhecer as etapas da contrução. Bicame de pedra: a poucos quilõemtros do centro histórico estão as ruínas de um grande aqueduto de pedra construído por escravos. Atualmente existem 100 metros do monumento original, cosntruído em 1792. Santuário e Parque Natural do Caraça: igreja em estilo neogótico do Brasil, com vitrais franceses doados por D. Pedro II, conta ainda com um museu e bilblioteca, construídos nas ruínas do antigo colégio. Você ainda pode ver o lobo-guará sendo alimentado pelos padres.
[/su_tab][su_tab title=”PROMOÇÕES”]
Mapa de Figurinhas Entre Serras da Piedade ao Caraça
Percorrendo os atrativos do Roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça você pode, além de se divertir, ter direito a benefícios e descontos em pousadas, restaurantes, passeios e muito mais!
Passeio Trem das Cachoeiras Rio Acima
Bem próximo a Belo Horizonte este trem mineiro vai te encantar e comprando seu ingresso no Circuito do Ouro, além do desconto, você evita imprevistos e já chega lá pronto pra embarcar!
#eunocircuitodoouro nas Redes Sociais
Se você tem o costume de registrar seus momentos de viagem, esta promoção é para você! Postando suas fotos no Instagram com a #eunocircuitodoouro você pode ganhar uma nécessaire personalizada para sua próxima viagem!
[/su_tab][/su_tabs]