Sol, alegria e muita gente!!! Essas foram as características principais do carnaval caracense. Tivemos 170 hóspedes, no Santuário e na Fazenda do Engenho. O número de visitantes foi maior a cada dia: pelo menos 900 pessoas subiram nossa Serra no domingo e, na segunda, mais de 1200 pessoas vieram até o Caraça.
Com sol radiante e águas convidativas, pessoas de todas as idades, famílias e amigos, vieram se divertir e se esbaldar na natureza caracense. Cascatinha, Piscina, Banho do Imperador e Taboões foram os principais destinos. Mas, com tanta gente por todos os lados, não faltaram aqueles que subiram, acompanhados de nossos guias, os Picos do Sol, Inficcionado, Carapuça e Canjerana, que desbravaram o Campo de Fora e se encantaram nas águas e na exuberância da Cascatona e da Bocaina.
No Centro Histórico, além da visitação à Igreja e ao Museu, sempre muito movimentados, famílias inteiras se acomodavam à sombra das antigas construções e das nobres ruínas para descansar e se refrescar. Na Cantina, entre salgados, lanches e bebidas, também foi servido um delicioso espaguete, para os muitos que, mesmo sabendo que não poderiam almoçar (já que nosso refeitório serve almoço para, no máximo, 450 pessoas), quiseram, mesmo assim, ter a alegria de passar um dia nas terras de Nossa Senhora Mãe dos Homens.
Neste carnaval, certamente, o que não faltou foram fotos, abraços e descontração, alegria no convívio e esbaldamento na natureza! Tudo isso fez nosso Santuário ficar mais bonito e alegre, mais vivo e radiante. Culturalmente, enriquecemo-nos com uma apresentação de alaúde, às 22h de domingo, no adro de nossa Igreja. Este instrumento de origem árabe foi tocado por nosso hóspede Wolney Alves, de Belo Horizonte. Seu instrumento, que nos encantou pela execução de três peças medievais, é uma réplica de um alaúde alemão de 1608.
Por fim, agradecemos a todos os que aqui vieram e que escolheram o Caraça para passar seu Carnaval ou alguns dias deste grande feriado!!! Sejam sempre muito bem-vindos!!!!