As brigadas participantes do evento realizado no dia 2 de setembro no Santuário do Caraça foram Brigada Amda e AngloGold Ashanti – Núcleo Santa Bárbara e Brigada Amda/ Sindiextra/ Semad – Núcleo Barão de Cocais. Nas áreas de atuação destas brigadas destacam-se unidades de conservação, a exemplo da Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN Santuário do Caraça e RPPN Capivary.
Considerando-se que os incêndios florestais representam uma das grandes ameaças à proteção da biodiversidade, principalmente em ambientes florestais que, diferentemente do Cerrado, possuem menor resiliência ao fogo, é fundamental que sejam aprimoradas ações de prevenção e combate a estes eventos.
Durante as atividades, além das conversas informais com o público-alvo, foram entregues materiais de caráter educativo e informativo a respeito dos incêndios florestais e acionamento da brigada. Neste intuito, também houve uma exposição dos equipamentos de combate a incêndios e conversas informais com os visitantes. Segundo Mariana Ubaldino, Analista Ambiental e participante do evento: “a realização de atividades de caráter educativo e informativo no Santuário do Caraça é de extrema importância, considerando sua relevância ambiental e a recorrência de incêndios florestais”.