Realizada no dia 11 de setembro, no Santuário do Caraça, conferência contou com palestras, missas, peça teatral e a apresentação animada da Banda Vicent’s Soul, reunindo cerca de 206 pessoas
O jovem como protagonista da transformação familiar, eclesial e acima de tudo social. Com esse mote, a 1ª Romaria da Juventude Vicentina (RJV) – ‘Nas Trilhas do Carisma Vicentino, sonhar e Esperançar’, com o lema, ‘Juntos Vicentinar e Revitalizar Nossa Origem’, foi realizada no Santuário do Caraça (situado a cerca de 120 Km de Belo Horizonte, entre os municípios de Catas Altas e Santa Bárbara), no dia 11 de setembro. Através da idealização de Ramon Aurélio, da Congregação da Missão, por meio da união das juventudes de ramos da Família Vicentina no Brasil, com uma equipe de 15 adolescentes, o encontro contou, também, com a presença dos Missionários Seculares Vicentinos (MISEVI) e da Associação dos Ex Alunos Lazaristas e Amigos do Caraça (AEALAC), reunindo cerca de 206 pessoas. Desta maneira, reforçando o papel da mocidade na civilização do amor e no carisma vicentino.
De acordo com Ramon Aurélio, organizador do evento, a ideia do tema para o 1º encontro (RJV), veio a partir da hermenêutica adotada por Papa Francisco. “O caminho traçado pela equipe de organização da Romaria está presente no capítulo VIII do documento Amoris Lætitia: Acompanhar, discernir e integrar. O livro Vamos Sonhar Juntos: O Caminho Para Um Futuro, iluminou o processo adotado pelos jovens da comissão desta 1ª romaria e desta maneira optamos pelo tema uma vez que o Caraça é o primeiro lugar, onde chegou em terra brasileiras o Carisma Vicentino. Vicentinar é um termo que tem ganhado vida entre nossas juventudes e significa estar em ação. Revitalizar é um verbo que escolhemos como oportuno para dizer que neste V centenário do Carisma, devemos voltar a origem para sermos inventivos na caridade e nada como o Caraça, já que aqui deu-se a primeira missão dos vicentinos. O dia 11 de setembro foi escolhido porque celebramos a memória do santo e mártir vicentino São Gabriel Perboyre”, explica.
Segundo o organizador, pelos jovens viverem em uma perspectiva mais individualista, era urgente fazer esse encontro para mostrar a importância da comunhão e de como o carisma vicentino une pessoas. “O convite feito por mim, consistiu na intenção de que construamos entre nossas juventudes um caminho sinodal, de comunhão e participação entre nossos ramos, uma vez que cada ramo vive a perspectiva individualista e naquilo que é próprio do seu fundador. No entanto, há um fator comum que nos une que é o carisma vicentino. E por isto, é necessário dentro deste carisma unir força nos tempos atuais para dar um novo rosto as juventudes vicentinas sem perder o que é o particular de cada um. Mas, na diversidade das expressões juvenis no mundo contemporâneo e em nosso carisma, queremos gerar processos de encontros verdadeiros e hospitaleiros mesmo que ‘integrar realidades diferentes seja um processo difícil e lento (FT, n. 217)’, em alguns momentos”, completa.
Atividades
Em relação as atividades desempenhadas no encontro, Ramon Aurélio lembra que tudo foi pensado através de reuniões com as juventudes de vários ramos da Família Vicentina no Brasil. “Ao pensar um projeto em comum, reuniram em várias reuniões, as juventudes de diversos ramos, como, a Congregação da Missão, Filhas da Caridade, Juventude Mariana Vicentina, Sociedade de São Vicente de Paulo, Irmãs Servas dos Pobres de Gijzegem. Nas atividades, tivemos a Trilha Orante, pela estrada principal do Caraça, elaborado pelo Pe. Denilson Matias, CM rezando os jovens e conduzida pelo Padre Ilson Hübener, que é Assessor Nacional da JMV. Celebrou-se a missa com a participação da comunidade local que frequenta o Caraça aos domingos e além disso, o encontro contou com palestras da Irmã Emilia, FC e do Padre Denilson, CM. Logo após o almoço, os jovens preparam uma peça explorando a vida de São Vicente de Paulo e ainda tivemos a apresentação da Banda Vicent’s Soul”, diz.
Presença e carisma vicentino
Para o organizador, a presença de mais de 200 pessoas e a participação, inclusive, dos missionários, foi um ponto forte para mostrar que o carisma é forte. “Foram 206 pessoas nesta 1ª romaria do Brasil, ou seja, de norte a Sul sendo para a comissão organizadora um número significativo e profético diante dos desafios contemporâneos junto às juventudes. Tivemos a participação dos Missionários Seculares Vicentinos (MISEVI) e da Associação dos Ex Alunos Lazaristas e Amigos do Caraça (AEALAC) e assim, um momento de reviramento e um convite a mergulhar nas origens e fontes do Carisma no Brasil, uma vez que, o Caraça é o primeiro lugar por excelência da chegada do carisma em terras brasileiras. A primeira romaria possibilitou deixarmos a indiferença e a auto referencialidade para fortalecer o carisma”, indica.
Vocação
Ramon Aurélio comenta que o encontro conseguiu fortalecer a ideia de que é possível atender as vozes dos pobres na busca da justiça e da paz. “Esta união das mais diversas expressões juvenis de nosso carisma serviu de inspiração e ajuda a cada grupo de jovens a perceberem o poder irradiador que brota do Carisma Vicentino, apelo constante à união para revitalizamos a vocação vicentina e escutar a voz de Jesus de Nazaré, que ressoa ardentemente nos corações e coloca todos os jovens com os pés a caminho (cf. Lc 24,32-33). A 1ª RJV ao Santuário do Caraça, refletiu-se diversos aspectos do Carisma Vicentino, sobretudo, a vocação das Juventudes Vicentinas e o compromisso com os abandonados na busca da justiça e da paz”, lembra.
Para o organizador é preciso fortalecer os laços. “Não podemos ficar somente no superficial do carisma, é preciso atender as novas realidades de pobreza e fortalecer laços para combatê-las e promover a mudança de estrutura no mundo moderno. O encontro entre amigos que se querem bem como dizia São Vicente de Paulo, possibilitou que fortalecêssemos os laços e aproximássemos nos trabalhos e ações no mundo junto aos pobres do Brasil através da troca de experiência, da partilha e da escuta sensível”, conclui Ramon Aurélio.
Assessoria de imprensa do Santuário do Caraça
Heberton Lopes – hlopes@grupobalo.com
Felipe de Jesus – imprensa@grupobalo.com
(31) 3637 8008 | (31) 98988 7616