“Entrar no vale da Bocaina parece uma aventura em um passado remoto, há alguns milhares de anos. Uma paisagem primitiva. Logo no início do vale a incrível visão da cachoeira revela uma das belezas escondidas no desfiladeiro.
A Gruta fica a aproximadamente 1 Km, subindo pelo leito pedregoso do rio. O vale é encantador e a cada curva do rio vão-se desvendando novas paisagens.
Pouco antes da Gruta existe um “minicanion” onde a parada é obrigatória para admirar e fotografar sentado à beira de um paredão negativo. Cinco minutos acima encontra-se a Gruta. É preciso usar lanterna para entrar.
O primeiro salão é amplo e nota-se a presença de um rio em seu interior, que, aliás, percorre quase toda a extensão da Gruta. Prosseguindo por um corredor estreito, que vai se afunilando até caber apenas uma pessoa, chega-se ao segundo salão, onde há uma pequena queda d’água. Para experimentar e absorver a energia do lugar é essencial apagar as lanternas, ouvir o som das águas, sentir o microclima ambiente e meditar. Um passeio verdadeiramente imperdível!”
Clique aqui e envie o seu depoimento para o site do Caraça.
[su_box title=”NOTA:” box_color=”#005A84″ radius=”0″]Este atrativo natural está inserido na Zona de Proteção da Unidade de Conservação RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL SANTUÁRIO DO CARAÇA, conforme documento aprovado pelo ICMBio, Portaria Nº 189/2013.
Na Zona de Proteção da RPPN Santuário do Caraça a visitação restringe-se até 11 pessoas por dia, considerando o guia ou condutor cadastrado no Santuário do Caraça.[/su_box]
Galeria de Fotos: