Entre os dias 16 e 19 de março de 2017, a equipe do projeto ”Comunidades de briófitas e traqueófitas herbáceas em afloramentos rochosos: diversidade e processos estruturadores”, coordenado pela Profª. Nivea Dias dos Santos (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), realizou expedição à RPPN Santuário do Caraça para coleta de material botânico.
O projeto avalia a composição e diversidade de espécies de plantas que ocorrem em ambientes rochosos localizados no topo de montanhas do sudeste do Brasil (incluindo áreas como os parques nacionais do Itatiaia e da Serra do Cipó) e a influência de variáveis ambientais sobre a distribuição das espécies. A equipe foi composta pela prof. Nivea, além das professoras Jacira Lima (UFRRJ) e Adaíses Maciel-Silva (UFMG) e dos discentes de pós-graduação da UFMG Bárbara Azevedo e Gabriel Peñaloza.
Dra. Nivea Dias dos Santos
![pesquisa21](https://santuariodocaraca.com.br/wp-content/uploads/2017/04/pesquisa21.jpg)
Na Pedra da Paciência, a caminho da Bocaina, o primeiro esforço de amostragem (encontro, identificação e coleta) do material procurado.
.
![pesquisa22](https://santuariodocaraca.com.br/wp-content/uploads/2017/04/pesquisa22.jpg)
Na pedreira ao lado do Tanque Grande, segundo campo de pesquisa, com bons resultados. O projeto continuará, vista a qualidade do material coletado.