Seu nome é Roberto Brito Junio Molina, 31 anos, natural de Belo Horizonte, profissional do esporte e Mestre Internacional de Xadrez. Desde muito cedo, o jovem Roberto aprendeu o movimento das peças com o pai Roberto Capel Molina e com a mãe Andréia Molina.
Com um estilo de jogo diferenciado de seus concorrentes, suas qualidades nas 64 casas do tabuleiro vão muito além de estudos no final de jogo e na qualidade de concentração, mas o destaque é para o duro e defensivo jogo. Para quem teve oportunidades de medir forças com o Mestre, sabe bem que vencê-lo não é tarefa nada fácil.
A carreira do jovem não foi somente coberta de vitórias. Roberto Molina conheceu os treinamentos de xadrez aos 12 anos de idade, quando ganhou um torneio de xadrez realizado em sua escola e a convite, aprendeu as técnicas com o Professor de Xadrez e Psicólogo Julio Lapertosa. Ainda jovem, frequentando a moderna Casa do Xadrez, aprimorava seu jogo para disputas em competições de categorias e até mesmo entre os mais velhos, representando sempre com a camisa laranja e preta o clube onde iniciou suas atividades. Encontrava dificuldades para participar dos eventos estaduais e nacionais e a premiação que costumava ganhar guardava para os custos dos eventos seguintes.
Aos 18 anos, Molina fez vestibular para Engenharia Mecânica e ingressou no CEFET-BH, mas afirma que nunca foi fácil conciliar faculdade e xadrez já que o jogo precisa de dedicação, empenho em nível competitivo, e ter disponibilidade de participar nos campeonatos. Desligou-se da faculdade, dedicando-se integralmente ao xadrez, chegando a estudar quase 8 horas diárias.
Para seguir alçando novos voos no xadrez, como o título de Grande Mestre Internacional (GMI), o enxadrista já tem a receita. “Pretendo estudar 5 horas diárias e viajar mais vezes pra fora do Brasil de preferência para Europa e EUA e arrumar um patrocínio” contou. Além de Mestre Internacional de xadrez, Roberto Molina também é faixa preta de taekwondo e pretende prestar vestibular novamente, desta vez para Ed. Física, um curso que ele afirma ter mais proximidade com suas aptidões.