Completei meus 50 anos de ordenação sacerdotal e vim ao Caraça, onde comecei meus estudos de seminário, agradecer a Deus pela perseverança. Celebrei com muita alegria, no Santuário de Nossa Senhora Mãe dos Homens, com meus colegas da Associação dos Ex-Alunos e Amigos do Caraça e com meus coirmãos e os funcionários. Mas também as Comunidades do entorno do Caraça se reuniram no Sumidouro para uma bela e festiva celebração. Relembramos esta “caminhada” com fotos, cânticos, encenações etc. Foi ” muito alegre para nós” como dizia Dona Rosária, reviver aqueles tempos.
A Festa continuou na Confraternização após a missa. Quanta fartura de abraços, saudades, presentes, bolos, biscoitos, chás, cafés, leite, refrigerantes etc. (com direito a levar para casa). Lembrei-me da multiplicação dos pães no Evangelho: “Recolham o que restou para que nada se perca” (São João, cap. 6). Exerci o maior tempo do meu sacerdócio participando da Vida Cristã destas Comunidades, especialmente no Sumidouro. Foram 4 anos em Santa Bárbara, 11 anos e meio no Seminário do Engenho e depois mais 11 anos e meio no Santuário do Caraça. Na medida do possível procurei ajudar espiritualmente as Comunidades mais próximas.
.
Quero manifestar meus agradecimentos a todos os que se fizeram presentes.
Obrigado aos Padres e Irmãos do Caraça e Engenho, aos Funcionários e ex-Funcionários. Obrigado ao povo do Sumidouro, de Sant’Ana do Morro, de Brumal, do Trevo, de Barra Feliz e também de Barão de Cocais, de Santa Bárbara e de outros lugares que se fizeram representar.
Imploro as melhores bênçãos de Deus para todos, através de Nossa Mãe, a Virgem Maria e pela imposição de minhas mãos sacerdotais.
Padre Sebastião de Carvalho Chaves, C. M.