Como o xadrez não é popular no Brasil, muitos o confundem com o jogo de dama, outros ficam parados olhando sem entender nada. E os que se arriscam a falar dizem: “Jamais vou aprender isso, é muito complicado…” Entretanto, sua inserção nas escolas nos últimos anos e sua imagem positiva abrem possibilidades. Mas está claro que ainda estamos longe do mínimo desejável para que a profissão de enxadrista proporcione rendimentos estáveis. Se é difícil para o atleta levar uma vida profissional (acreditamos que hoje, no Brasil, não haja nem três dezenas de jogadores que vivam exclusivamente do xadrez), imagine-se para os promotores de torneios e campeonatos.
Para este Torneio do Caraça, que chegou à sua terceira edição, uma empresa da região tem papel fundamental no crescente sucesso deste evento. Estamos falando da Cenibra – Celulose Nipo-Brasileira S/A, empresa sólida e com grande responsabilidade social. Para o seu Analista de Comunicação, Rudson Carlos Vieira, a empresa viu neste torneio do Caraça, uma grande afinidade com suas políticas de apoio e incentivo ao esporte: “Por acreditar que o esporte é um instrumento fundamental no processo de desenvolvimento, de transformação social e de evolução humana, o Instituto CENIBRA promove ações nos municípios onde a Empresa atua, por meio de projetos que proporcionam a inclusão social por meio do esporte, alinhados com práticas educativas. A reflexão proporcionada pela prática esportiva interfere essencialmente no modo como a pessoa concebe a vida e nutre seus sonhos. Os resultados podem ser verificados não apenas no desempenho dos participantes, mas também na respectiva mudança de conduta social, no relacionamento familiar e na visão de futuro. Para o Instituto CENIBRA, ser parceiro de iniciativas como esta no Santuário do Caraça é investir em um mundo melhor”, declarou Rudson.
A cada disputa, com o apoio da empresa, vamos melhorando a premiação, o nível dos jogadores e a qualidade dos troféus e medalhas. Este ano, fizemos um troféu temático (ver foto) com a Caraça sendo destacada em aço inox espelhado, uma surpresa que agradou a todos. Já estamos planejando com a Cenibra outra grande surpresa para o próximo torneio; já temos o modelo e o projeto será bem ambicioso e trabalhoso.
Outra notícia importante é a possível parceria entre a Cenibra e o tão sonhado CXSC – Clube de Xadrez Serra do Caraça, que poderá sair do papel e tornar-se realidade em nossa região. Um local de encontro para todas as idades, onde haverá ambiente de intenso aprendizado, troca de experiências e criação de vínculos entre jogadores, a melhor e mais eficiente forma existente de se aprender a arte e o esporte que também é chamado de ciência …. Prova disso é que o maior jogador da história do país, Henrique Mecking, cresceu e desenvolveu seu jogo num clube físico de xadrez em sua cidade natal, Santa Cruz do Sul, RS.
Não podemos esquecer também os patrocinadores (micros, pequenas e até médias empresas) de Barão de Cocais, Santa Bárbara e Itabira que acreditaram no nosso projeto. Fazemos questão de citar um a um para mostrar o nosso profundo agradecimento: CLIM (Clínica Médica Especializada), Luiz Acácio Depósito de Areia, Linart, Laborclin (Laboratório Clínico), Germano Topografia, D.J. Serviços Rurais, Tele Chopp Barão, Imobiliária Barão de Cocais, Fisiomedici (Clínica de Medicina e Fisioterapia), Farmácia FarMelhor, Monte Carlo Imobilária, Oficina Mecânica do Lucinei, JB Ferragens, Dr. Frederico Ferreira Pessoas, Bar Bela Vista Pesque e Pague, Telas Hav, Locarbell (Locação de Veículos), Supermercado Mais Você, Léo Metais, Rallw Auto Mecânica, Cartório Ayres, Manoel Azevedo, Telafer, Depósito da Casa, All Produções, JM Serviços, ServPeças, Ana Flores e Presentes, Maryquita Modas, Contabilidade Somar, Sorveteria Por do Sol, Posto Santa Bárbara, e Gráfica Estrada Real.
Contamos com todos para o nosso próximo evento, talvez em outubro deste ano, aí sim, um salto enorme, com a realização do 1º Aberto do Brasil do Santuário do Caraça, um evento que poderá reunir mais de 100 jogadores de todo o Brasil…
Do Caraça: Fram Emery
Clique na foto para ampliar: